terça-feira, 9 de março de 2010

História

No Mundo
A Rede Educacional Adventista, mantida pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, teve sua origem num grupo de estudiosos da Bíblia. Estes, ao compreenderem a verdade bíblica sobre o segundo advento de Cristo a esta Terra, organizaram-se como igreja em 1863.

Com o propósito de oportunizar aos seus filhos o preparo acadêmico em conformidade com a Bíblia e com os princípios cristãos, este grupo decidiu estabelecer escolas que, no decorrer dos anos, expandiu sua clientela a todos aqueles que simpatizavam com sua filosofia e seus métodos.

A primeira instituição educativa formal da Igreja do Sétimo Dia data de 1872, no estado de Michigan, nos Estados Unidos da América do Norte.

No Brasil
Foi no inverno de 1896, mais precisamente no dia 1º de Julho. A primeira Escola Adventista no Brasil surgia em Curitiba, capital do Paraná, com o nome de Colégio Internacional. O primeiro professor foi Guilherme Stein Jr., homem poliglota e de grande cultura. Com entusiasmo e o apoio da esposa, abriu as portas da Educação Adventista neste país.

No início eram doze alunos, mas esse número foi crescendo a ponto de serem, aproximadamente, 100 no final do primeiro ano letivo, da alfabetização até a 8ª série. Com o rápido crescimento do número de alunos, a Escola foi transferida para o prédio da Av. Cândido de Abreu, do qual resta atualmente apenas uma parte, incorporada à fachada do Shopping Müller. Com o passar dos tempos, chegou de Hamburgo, Alemanha, o professor Paulo Kraemer para assumir a Escola de Curitiba.

O professor Guilherme Stein mudou-se para a zona rural de Gaspar Alto, em Santa Catarina. Alí, em meio à natureza, fundou a segunda Escola Adventista. Já era então 1897.

Mas em Curitiba, a nossa Escola crescia e, na virada do século, já contava com mais de 200 alunos. Foi então necessário alugar outro prédio, o maior palacete que havia na época, já utilizado como sede do Palácio do Governo, hoje tomado pelo Patrimônio Histórico do Paraná, onde funciona a sede da Fundação Cultural de Curitiba, na Praça Garibaldi. Essa pequena semente, plantada a mais de 100 anos, cresceu e frutificou.

Em Votuporanga
1956 – Ergue-se na Rua Ceará, nº 64, em Votuporanga, o prédio da Igreja Adventista do 7º Dia, e com ele, um ideal: construir ao seu lado uma escola para os filhos dos membros adventistas.

Esse ideal foi inicialmente realizado na gestão do Pastor José Abreu Neto, que no final desse mesmo ano, ajudou a levantar uma acanhada escolinha com apenas uma sala medindo 5m por 5m. Essa escolinha recebeu o nome de "Escola Primária Adventista".

A primeira professora foi Maria Maier, que durante o ano referido trabalhou exercendo a função de professora e diretora, do 1º ao 4º ano primário.

1958 – A direção da escolinha passa a ser da dinâmica e autoritária professora Ondina Monteiro.

1959 - A escolinha obteve um novo impulso tendo como diretor o incansável professor Orlando Barbosa.

1961 – Chega para assumir a direção da escola a corajosa e zelosa professora Norma Alves Cordeiro.

1962 - O nome da escolinha é mudado para "Escola Primária Tiradentes", que passa a ser dirigida pelo professor Ilho Burigato, homem lutador, que deu tudo de si para o crescimento da escola.

1963 – A direção fica a cargo do incansável lutador e mui querido contemporâneo, professor Moisés Sanches.

1964 – A professora Norma Cordeiro Sanches volta a dirigir a escola com seu zelo e dedicação.

1966 – A liderança da escola fica com a professora Carmem Martins Alvarenga, que batalhou com ardor e inteira dedicação para com seus alunos.

1968 – A escola é honrada com a direção e orientação da consagrada professora Leia Sidnei Prato.

1969 – O inovador professor Lázaro Jovino da Conceição assume as responsabilidades da escola, e em 1970 ele conta com a colaboração da professora Carmem Martins Alvarenga.

1971 – Sônia Maria Nascimento passa a dirigir a escola, mas é substituída pela professora Vilma Martins Grangiere.

1973-1975 - A escola muda-se para um pequeno prédio alugado na rua São Paulo, e passa a ser dirigida também pela professora Vilma Aparecida Borzani.

1976 – Com a chegada do dinâmico Pastor Dimas Targas, sua esposa professora Neusa Targas assume a diretoria.Novamente a escola muda de endereço e vai para a rua Santa Catarina, num um prédio novo contendo duas ótimas e confortáveis salas de aula com dois banheiros.Nesse mesmo ano é implantada a 5ª série e tem o nome mudado para "Escola Adventista de 1º Grau Tiradentes".

1977 – Ocorre a troca de diretores e assume o cargo o professor Nilson de Freitas.

1978 – Com a chegada do professor Elizeu Camilo da Silva a escola é reformada e ampliada com 3 salas de aula, além da diretoria, secretária e sala dos professores.

1981 – João Margarido é o novo diretor e permanece até o mês de setembro, sendo substituído pela professora Marlene Moussa.

1983 – Assume a direção o professor Osvaldo Raimundo Leão.A escola muda de endereço, da rua Santa Catarina para a rua Mato Grosso, onde permanece até hoje.

1986 – Em 03 de fevereiro chega o novo diretor da escola, professor Agenor Gonçalves de Mesquita.

1987 – A escola recebe o professor Hamilton da Silva Lessa para ocupar o cargo de diretor.

1989 – Agora é a vez do professor Francely S. Bretas assumir a direção da escola.

1990 – Luiz Carlos Senhoreli é o novo diretor.

1991 – Chega a nova diretora com muita garra e determinação. Estamos falando da professora Ednise Rosa de Oliveira.

1995 – A escola passa a ser dirigida pelo professor Ângelo Lopes Marques.

1998 – Inauguração do novo prédio da escola no dia 21 de abril às 09 horas.

2001 – O comando da escola passa a ser do professor José Veloso dos Santos.

2003 – Durante 4 anos o colégio é dirigido pelo professor Eliézer Álvares.

2007 - Neste ano professor Esdras C. Napolitano assumiu a diretoria.

2008 - Atualmente Sanadi Assis da Silva está na direção do Colégio.